A REMUNERAÇÃO pode ser entendida como a contraprestação recebida pelo empregado, decorrente do contrato de trabalho. O artigo 457 da CLT, caput, apresenta o conceito de salário, possibilitando a diferenciação da remuneração propriamente. A remuneração é termo mais amplo, ou seja, o gênero que engloba como espécies o salário e a gorjeta.

O SALÁRIO é a quantia paga diretamente pelo empregador decorrente do contrato de trabalho. O salário é pago e devido não só como contraprestação de efetivo serviço prestado, mas tbm dos períodos em que o empregado esteve á disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, bem como de certos períodos de descanso remunerado (hipótese de interrupção do CT como ocorre nas férias e nos descansos semanais e feriados remunerados).

Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

GORJETA é a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer titulo, e destinada á distribuição aos empregados.

As demais nomenclaturas possíveis para o salário são os subsídios (Estados), os soldos que são os salários dos militares e os proventos que são recebidos em decorrência da aposentadoria (INSS).

FONTE: ELABORADO PERGUNTAS PELO PROFESSOR ENOQUE, RESPOSTA ELABORADO POR SÂMARA.

Anúncios

Sobre César.

Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite. Montesquieu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s