ESTRUTURA DAS PALAVRAS
1 – ESTRUTURA DAS PALAVRAS
1.1 – INTRODUÇÃO

Geralmente todas as palavras podem ser decompostas em partes: a RAIZ, O RADICAL E O TEMAque são considerados elementos básicos significativos; os afixos (prefixos e sufixos), aDESINÊNCIA (nominal e verbal) e a VOGAL TEMÁTICAque são elementos modificadores da significação dos primeiros; a vogal e a consoante de ligação que são elementos de ligação.

Agora vamos falar um pouco mais sobre cada uma das partes que compõe a palavra:

1.2 – RAIZ
RAIZ: é o elemento fundamental da palavra: não pode mais ser decomposto e nele se concentra o sentido básico. Também é além disso, comum as palavras da mesma família (palavras cognatas).

EXEMPLO: reg- é a raiz das palavras cognatas reger,régua, regular, etc. A raiz também se chama radical primário.

1.3 – RADICAL
RADICAL: (ou radical secundário) é a raiz acrescida de afixos, se houver. Não havendo qualquer afixo (sufixo ou prefixo), raiz e radical se confundem. 

Assim, na palavra reger, eliminando-se a desinência -er, ficamos com a raiz que, nessa palavra é, também, o radical primário. Mas na palavra desregular, eliminando-se a desinência -ar, ficamos com o radical desregul-. Desregul- é o radical secundário, por ter sido ampliado com afixos (prefixo e sufixo).

Assim, acha-se o radical separando a palavra de seus elementos secundários (quando houver):

CERT-o, CERT-eza, in-CERT-eza, CAFE-teira, a-JEIT-ar, RECEB-er, EDUC-ar, ILUS-ório, PERFUM-e, EXEMPL-ar, PERMIT-ir, ex-PORT-ação, in-OBSERV-ância, des-CONHEC-ido, a-PEDR-ejar, etc.

1.4 – TEMA
TEMA: é o radical acrescido de uma vogal, denominada vogal temática.

Nos verbos o tema se obtém destacando-se o -r do infinitivo: CANTA-r, BATE-r,PARTI-r, etc.

Nos nomes nem sempre é fácil apontar a vogal temática, quando coincide com as desinências do gênero, ou não passa de simples semivogal; além disso, pode nem existir. Só é evidente em derivados de verbos: CAÇA-dor, DEVE-dor, FINGI-mento, PERDOÁ-vel, FERVE-nte, etc.

1.5 – AFIXOS
AFIXOS: são elementos de significação secundária (geralmente sem vida própria) que se agregam à raiz para formar uma nova palavra, derivada da primeira. Os afixos chamam-se PREFIXOS quando se antepõem à raiz e SUFIXOS quando se pospõem a ela.

EXEMPLOS: reluzir (re-: prefixo; sapateiro (-eiro: sufixo).

1.6 – DESINÊNCIAS
DESINÊNCIAS: são elementos que terminam as palavras, indicando as flexões gramaticais. Elas se dividem em: DESINÊNCIAS NOMINAIS, quando indicam as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) dos nomes. E emdesinências verbais, quando indicam as flexões de número e pessoa, tempo e modo do verbo. 

Assim, nas formas menino, menina, meninos, meninas, -o, -a são desinências de gênero, -s é desinência de número (desinências nominais). Na forma amávamos, temos am- (raiz ou radical primário), -a- (vogal temática), -va- (desinência modo-temporal) e -mos (desinência número-pessoal) (desinências verbais).

1.7 – VOGAL TEMÁTICA
VOGAL TEMÁTICA: é a vogal que se acrescenta ao radical de certas palavras; essa vogal amplia o radical e o prepara para receber as desinências.

Nos verbos distinguem-se três vogais temáticas:

(a) que caracteriza os verbos da 1ª conjugação: andar, andavas, etc.

(e) que caracteriza os verbos da 2ª conjugação: bater, batemos, etc.

(i) que caracteriza os verbos da 3ª conjugação: partir, partirá, etc.

1.8 – VOGAIS OU CONSOANTES DE LIGAÇÃO

VOGAIS OU CONSOANTES DE LIGAÇÃO: são elementos sem qualquer sentido que se intercalam entre os outros para facilitar a pronúncia.

EXEMPLOS: cafe-i-cultor, gas-ô-metro, cha-l-eira, pau-l-ada, cafe-t-eira, silv-í-cola, pe-z-inho, gas-ei-ficar, cacau-i-cultor, rod-o-via, pobre-t-ão, capin-z-al, inset-i-cida, rat-i-cida, gas-o-duto, etc.

FONTE: Juris Way

Anúncios

Sobre César.

Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite. Montesquieu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s