CONCEITO DE MARKENTIG

1. PRIMEIRAMENTE QUERO COMPARTILHAR QUAL O, SIGNIFICADO DA PALAVRA MARKETING:

Pois bem senhores, Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Assim, entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como a razão e o foco de suas ações.

2. SEGUNDO PONTO DIZ RESPEITO AO SURGIMENTO DO MARKETING:

O CONCEITO MODERNO DE MARKETING surgiu no pós-guerra, na década de 1950, quando o avanço da industrialização mundial acirrou a competição entre as empresas e a disputa pelos mercados trouxe novos desafios.

Já não bastava desenvolver, produzir produtos, serviços com qualidade e a custo competitivo; para que as receitas e lucros fossem alcançados. O cliente passou a contar com o poder de escolha, selecionando a alternativa que lhe proporcionasse a melhor relação entre custo e benefício.

Portanto, as empresas, reconhecendo que a decisão final sobre a compra, estava nas mãos dos clientes, passaram a adotar práticas como:

1. Pesquisa e análise de mercado.
2. Adequação dos produtos segundo as características e necessidades dos clientes.
3. Comunicação dos benefícios dos produtos em veículos de massa.
4. Promoções de vendas.
5. Expansão e diversificação dos canais de distribuição.

Diante disso, passou-se a orientar as decisões e ações das empresas para o mercado, surgindo novos conceitos como “empresa orientada para o mercado”, “criação de vantagem competiviva” e, mais recentemente, “criação de valor para o cliente”, entre outros.

3. TERCEIRO PONTO ACREDITO QUE É O QUE TODOS ESPERAM HOUVIR, QUAL É O CONCEITO DE MARKETING:

QUERIDOS, podemos concentuar MARKENTIG, de diversas formas, várias definições, mas todas ao mesmo tempo mantém-se semelhanças entre elas.
Assim, passo a citar algúns conceitos que acredito serem mais utilizados, e de maiores impactos, quais são:

1* O PRIMEIRO CONCEITO DE MARKETING, pode ser entendido, como a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva, duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis, controláveis de marketing que são: produto, preço, comunicação e distribuição.
Esse conceito, prega eficacia e competencia da função de marketing possibilitando o crescimento sólido das receitas e dos lucros da empresa, bem como a realização plena de sua contribuição social.

2* O SEGUNDO CONCEITO DE MARKETING entende-se como o processo social voltado para satisfazer as necessidades, os desejos das pessoas e organizações, por meio da criação da troca livre e competitiva de produtos e serviços que geram valor para as partes envolvidas no processo.

3* O TERCEIRO CONCEITO DE MARKETING, talvez um dos mais utilizados, senão o mais utilizado de marketing, é a da American Marketing Association (AMA), que considera o marketing como o processo de planejar e executar a concepção, precificação, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços.

4 CONLUSÃO

PORTANTO, PROFESSOR, COLEGAS, diante do exposto, e das pesquisa que realizei sobre o assunto, chego a conclusão que:

MARKETING nada mais é do que o ato de conhecer o mercado de atuação de uma organização, para posteriormente oferecer, de forma inovadora e criativa, os produtos e serviços que esse mercado deseja.

Para finalizar deixo uma frase do Professor RAIMAR RICHERS, assim diz, (ASPAS)

”MARKETING É ENTENDER E ATENDER CLIENTES”

Bibliográfia”;
(*) Gestão de marketing/Coordenação Sergio Roberto Dias. Vários autores. São Paulo: Saraiva, 2004.
(*) r e v i s t a F A E B U S I N E S S , n . 2, jun. 2 0 0 2

Anúncios

Sobre César.

Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite. Montesquieu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s